sábado, 15 de agosto de 2009

Apresentações.

Vamos falar de musica? Sim, nós iremos. Estou aqui hoje para conversar sobre musica com os meus leitores. Vamos conversar, discutir, opinar e principalmente vamos descobrir coisas novas. Músicas novas, pessoas novas, músicos novas.
A música é uma invenção humana fantástica, as funções são muito diversificadas, pode ser usada como terapia, como fonte de renda, de prazer, enfim, de vários jeitos. Quem trabalha com música, pode ser denominado de musicista e de músico. E ser um cantor, um instrumentista, um compositor, um maestro e sem contar todos aqueles que colocam uma orquestra em ordem.
Há evidencias de que já havia música na pré-história. O estudo da música é bem amplo, desde história da musica, a teoria musical, etnologia da música, acústica, harmonia. A produção completa de uma música é bem complexa, se você for produzir e tocar então... É ainda mais complexo o processo. Complexo no sentido de demorar, de ser trabalhoso, mas é incrivelmente prazeroso, eu posso dizer por experiência própria que eu amo tocar, ainda não componho, eu não tenho inspiração para tanto, mas tocar já me deixa nas alturas.
Há também vários agrupamentos musicais. Música erudita, que é tradicionalmente mais culta e a que menos as pessoas querem ouvir e muitas vezes tocar. Música popular, fundamentalmente associada movimentos culturais, folclórica que varia de lugar para lugar dependendo da tradição das pessoas, normalmente você não encontra a mesma música folclórica em países distintos e a música religiosa, que é agregada a religião, ao deus ou deuses pregados em determinadas religiões.
Hoje, vamos encerrar por aqui, no próximo encontro podemos falar sobre música erudita, talvez.